domingo, 28 de dezembro de 2008

Nova Xavantina_MT

A cidade está 636 km distante de Cuiabá, e encontra-se no pólo turístico do Araguaia, e junto com a cidade de Barra do Garças, é uma das cidades com maior potencial turístico naquele pólo.
A ocupação do território de Nova Xavantina começou com a chegada da Expedição Roncador-Xingu, em 1943.
Pouco tempo depois, no dia 14 de abril de 1944, nasceu o povoado de Xavantina, situado à margem direita do Rio das Mortes. O nome escolhido foi uma homenagem aos primeiros habitantes da região, os índios Xavantes.
Com a abertura da BR-158, formou-se o povoado de Nova Brasília, à margem esquerda do Rio das Mortes. Assim, o município de Nova Xavantina, criado em 03 de março de 1980, consiste na união de duas povoações: o distrito de Xavantina e o distrito de Nova Brasília.
O desenvolvimento da região ocorreu por meio de incentivos do governo federal e baseou-se na agricultura e na pecuária intensiva.
Hoje em dia, Nova Xavantina tem uma população de pouco mais de 17 mil habitantes.
O que visitar?
1. Eubiose (Setor Xavantina)Edifício branco em estilo grego, onde os membros dessa sociedade realizam rituais. São apenas três no mundo inteiro, e todos estão no Brasil.
2. Garimpo AríesGarimpo desativado, que foi descoberto em 1600, palco da chacina dos índios (seria dessa chacina a origem do nome do Rio das Mortes). Viveu seu auge durante as décadas de 60 a 80. A visita ao local pode ser feita durante todo o ano, porém exige certo cuidado.
3. Marco da Fundação e arredoresEncontra-se na Praça Cívica, juntamente com o pau dóleo, árvore típica, que fora utilizado por um expedicionário para avistar o Rio das Mortes em 1944. Em volta da praça existem casas conservadas com as características da época. E a uma quadra está localizada a Igrejinha Velha, construída em 1947, primeira Igreja católica do município.
4. Ilha BelaIlha localizada no Rio das Mortes, conta com restaurantes, chalés, área de camping, banheiro e estacionamento. A passagem é feita por uma ponte pénsil de 30 metros de comprimento por onde trafegam apenas pessoas. A ilha possui uma trilha ecológica que percorre toda sua extensão. O período de maior visitação é entre maio a outubro.
5. Ilha da PonteOutra ótima opção de banho durante o período de maio a outubro, já que a praia que existe no local possui águas rasas e pouca correnteza. O local é muito procurado por jovens que vão até lá para fazer lual. O transporte é feito por canoeiros a partir das praias do Sol e da Lua.
6. Ilha do CocoÉ um complexo turístico que está sendo formado, onde está a Cachoeira da Saudade, que tem três quedas dágua, totalizando 22 metros. O local é ideal para a prática de rapel e anda conta com área de camping. Por se tratar de uma área particular é necessário a autorização antecipada do proprietário, além de ser cobrada uma taxa para a manutenção do local.
7. Rio Ponte de PedraNesse rio existem várias cachoeiras de 1 a 2 metros. Por se tratar também de uma área particular, é necessário que o proprietário seja avisado antecipadamente. A visitação é feita durante todo o ano, é uma ótima opção para banho.
8. Praia da LuaPraia localizada no centro da cidade, não é das melhores para o banho do turista, já que é pequena e com correntezas fortes. Porém no local existem inúmeros bares e restaurantes panorâmicos que funcionam inclusive à noite.
9. Praia do ChiquitoMais uma praia localizada no Rio das Mortes, visitada principalmente durante o seca, que vai do mês de maio a outubro. ótimo local para banho, camping. Além disso, dispõe para uso dos turistas de restaurante, quiosques, banheiro, salão de jogos e estacionamento.
10. Praia do SolLocalizada logo a frente da Praia da Lua na outra margem do Rio das Mortes. Muito freqüentada, devido o seu fácil acesso e estar do lado mais populoso da cidade (Setor Nova Brasília), além das suas águas rasas e pouca correnteza. É a principal praia da cidade, e por isso é onde ocorrem os principais eventos da Temporada de Praia que vai de julho a setembro.
11. Rio das Mortes ou Rio MansoConsiderado um dos rios mais limpos do mundo, é a principal opção de lazer dos munícipes de Nova Xavantina. Uma das teses para a origem desse nome, seria a matança dos índios Araés.Para aproveitar mais dessa beleza natural, é possível alugar uma chalana que está atracada na Praia do Sol.

Nenhum comentário: