domingo, 28 de dezembro de 2008

Rio das mortes,Nova Xavantina-MT


Ao ver uma vastidão de florestas cortadas por rios imensos, concluiu abismado: "É o branco do Brasil Central". Para mudar essa realidade, o presidente encarregou o ministro da Coordenação de Mobilização Econômica, João Alberto Lins de Barros, de promover a interiorização do Brasil.
Daí é que nasceu a decisão do presidente Getúlio Vargas criar a chamada Marcha para o Oeste, ordenando ao Ministro da Mobilização Econômica, João Alberto Lins de Barros, que organizasse a Expedição Roncador-Xingu. Assim nasceu a Fundação Brasil Central, FBC. Em seguida, foi anunciada a criação da Expedição Roncador-Xingu, cujo objetivo era ser ponta de lança do avanço progressista, com a função de mapear o centro do país e abrir caminhos que ligassem a região ao resto do país.
Os desbravadores, então, chegaram a esta região e, da mesma forma que as primeiras bandeiras que aqui aportaram em tempos passados, vislumbraram as riquezas decantadas pela lenda do "ELDORADO", a mitológica cidade dos telhados resplandecentes.Aos 28 dias de fevereiro de 1944 a Expedição Roncador-Xingu atingia a margem direita do Rio das Mortes.

Nenhum comentário: