domingo, 28 de dezembro de 2008

Rio das mortes,Nova Xavantina-MT


Foi o presidente Getúlio Vargas quem criou a chamada Marcha para o Oeste, ordenando ao Ministro da Mobilização Econômica, João Alberto Lins de Barros, que organizasse a Expedição Roncador-Xingu.
Aos 28 dias de fevereiro de 1944 a Expedição Roncador-Xingu atingia a margem direita do Rio das Mortes. Neste local, onde hoje é a Praça Cívica. Foi construído o 1º acampamento, dando o primeiro passo para o desbravamento da Amazônia legal, nascendo portanto Nova Xavantina.
A realidade atual mostra o potencial da região, que paulatinamente vem se desenvolvendo, tendo como base quase que exclusivamente a agropecuária e o turismo. A área total do município é de 5.566,29 km2.
O nome de Nova Xavantina foi herdado dos índios Xavante, tribo guerreira que protegia estas terras com coragem e determinação. Situada na região considerada "celeiro do Brasil", (e do mundo também), cresce envolvida nos mistérios e na belezas da enigmática Serra do Roncador e do lendário Rio Manso ou das Mortes, que destacam estas paragens como sendo uma das mais belas do Vale do Araguaia, um santuário ecológico do Brasil.
Hoje os principais eventos de Nova Xavantina são a Festa do Peão Boiadeiro e os festivais de praia, realizados no meio do ano. A prefeitura estima que cerca de cinco mil pessoas visitam o município no mês de julho, considerado alta temporada.Nova Xavantina também tem aluguel de imoveis para temporada no reveillon e carnaval.

Nenhum comentário: